Por muito tempo a raça negra não pode participar de festas, de comemorações e de eventos onde estavam os “brancos”, mesmo depois da libertação desse povo que tanto sofreu, a raça ela ridicularizada e excluída.
Tudo isso começou a mudar quando uma mulher no dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento num ônibus. O ato foi um marco no movimento anti-racista nos Estados Unidos.
A partir daí começou uma nova fase na história, os negros até então humilhados queriam um lugar na sociedade, não somente de um banco no ônibus, mas na televisão, na arte, nas grandes empresas, queriam dignidade.
Primeira topmodel negra dos Estados Unidos
Nascida no estado do Mississipi (EUA) em 1942, Naomi era a mais nova de 3 irmãs. Seus pais separaram-se quando era ainda pequena e logo se mudou com a família para Pittsburgh (EUA). Sua altura era motivo de chacota entre os colegas de escola. Foi para Nova York (EUA) fazer faculdade no FIT (Fashion Institute of Technology), mas foi como modelo que ficou famosa.
Naomi Sims começou a trabalhar com moda ainda na adolescência. É considerada a primeira topmodel negra dos Estados Unidos e foi o símbolo do movimento “Black is Beautiful”, onde os negros começaram a assumir sua beleza e identidade. Conta-se que as agencias alegavam que sua pela era escura demais para a carreira de modelo, Naomi procurava pessoalmente os fotógrafos, com essa iniciativa conseguiu conquistar o posto para as mulheres negras que desejam entrar para o mundo da moda.
Em 1967 foi capa do suplemento “Fashion of The Times”, do jornal The New York Times, e em 1968 capa da revista “Ladies Home Journal”. Tornou-se mundialmente conhecida com uma foto feita para a revista “Life”, quando foi considerada a modelo do ano. No inicio da década de 1970 foi convidada para estrear um filme de Hollywood chamado “Cleópatra Jones”, porém ao ler o script considerou-o muito racista e negou o papel.
Aposentou-se da carreira de modelo em 1973, quando se casou com o negociador de obras de arte Michael Findler, com quem teve um filho, Bob Findler. O matrimonio durou até 1991.
Depois da aposentadoria lançou uma empresa de perucas com penteados para mulheres negras. Também escreveu livros sobre vida de modelo, saúde e beleza. Incluindo os títulos “All About Health and Beauty for the Black Woman” (Tudo Sobre Saúde e Beleza para a Mulher Negra – tradução livre), “How To Be a Top Model” (Como Ser uma Topmodel – tradução livre) e “All About Success for the Black Woman” (Tudo Sobre Sucesso para a Mulher Negra – tradução livre).
Naomi Sims morreu no dia 01 de agosto de 2009, aos 61 anos de câncer, em Newark, Nova Jersey onde morava.
Primeira Miss Inglaterra negra
Como uma biografia, Rachel Christie tem 20 anos e mora em Kensington, Londres. Ela é filha de Russel Christie e sobrinha de Linford Christie, ex-olímpico britânico, que conquistou o ouro nos 100m nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 e foi a última pessoa britânica a fazê-lo.
O pai de Rachel, que também foi um atleta campeão, foi morto em um incidente da guerra às drogas quando ela tinha apenas oito anos. Ela diz que sua morte empurra-la todos os dias para dar o seu melhor na pista.
"A morte dele fez-me pensar sobre o que é importante e o que eu quero alcançar. Ele coloca as coisas em perspectiva. O esporte é bom para tirar a raiva da distância. "
Agora Rachel disputa uma vaga para as Olimpiadas de 2012
A britânica Rachel Christie quer conquistar o mundo – não só pela beleza, mas também por seu talento esportivo. Se conseguirá ou não atingir a sua meta, só o tempo dirá, mas o fato é que ela já está fazendo história: na última segunda, tornou-se a primeira negra a vencer o concurso Miss Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário